Agronegócios
01/08/2022 11:36

Frango: USDA anuncia ação para declarar Salmonella um adulterante


Por Audryn Karolyne

Washington, 01/08/2022 - O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou em nota que vai declarar a salmonella como adulterante em produtos de frango cru, empanado e recheado. "A segurança alimentar está no centro de tudo o que o FSIS faz", disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack. "Este importante primeiro passo lança uma iniciativa mais ampla para reduzir as doenças de salmonella associadas às aves nos EUA."

Ao declarar a Salmonella como adulterante, o FSIS poderá garantir que produtos altamente contaminados que possam deixar as pessoas doentes não sejam vendidos aos consumidores. Desde 1998, produtos de frango cru, empanados e recheados foram associados a até 14 surtos e aproximadamente 200 doenças.

Alimentos desta categoria são encontrados na seção de freezer e incluem, por exemplo, frango cordon bleu ou frango à Kiev. Eles parecem cozidos, mas são tratados termicamente apenas para firmar a massa ou empanar, de forma que contém aves cruas. Esforços contínuos para melhorar a rotulagem não têm sido eficazes na redução de doenças do consumidor.

Produtos de frango cru, empanados e recheados serão considerados adulterados quando excederem um nível muito baixo de contaminação por salmonella e estiverem sujeitos a ação regulatória. O FSIS vai propor estabelecer o limite de 1 unidade formadora de colônia (UFC) de salmonella por grama para esses produtos, um nível que a agência acredita que reduzirá significativamente o risco de doenças ao consumir esses alimentos. A agência também buscará comentários sobre se um padrão diferente para adulteração - como tolerância zero ou um baseado em sorotipos específicos - seria mais apropriado.

Essa ação faz parte dos esforços mais amplos do FSIS para reduzir as doenças causadas por salmonella associadas às aves. Em outubro de 2021, o USDA anunciou que estava reavaliando sua estratégia de controle da doença em aves, incluindo se a bactéria deveria ser considerada adulterante em produtos específicos de aves cruas.

O anúncio de hoje é um momento importante na segurança alimentar dos EUA, porque estamos declarando a salmonella como adulterante em um produto de aves cruas", disse a vice-secretária adjunta de segurança alimentar do USDA, Sandra Eskin. "Este é apenas o começo de nossos esforços para melhorar a saúde pública."

Contato: audryn.conceicao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso