Agronegócios
22/03/2021 17:31

Soja: Tocantins autoriza plantio fora do calendário normal para produção de sementes e pesquisa/ensino


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 22/03/2021 - A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins autorizou, excepcionalmente, a semeadura e a manutenção de plantas vivas de soja fora do calendário normal e dentro do período do vazio sanitário para duas situações específicas: produção de sementes, inclusive para reserva de parte da colheita para uso próprio, e desenvolvimento de atividades de pesquisa/ensino. O calendário diferenciado para produção de sementes é uma demanda de produtores em vários Estados.

De acordo com nota divulgada pela Adapec, a revisão da legislação foi feita após conversa com o setor produtivo e órgãos parceiros, envolvendo representantes do segmento de pesquisa e dos produtores de soja do Tocantins. "Antes, a produção de soja com finalidade para sementes de soja nas várzeas tropicais estava restrita às sementeiras e pesquisa científica, e a partir de agora, o produtor de grãos, dentro das normas que estabelece a legislação, poderá produzir nas planícies tropicais sementes para cultivo nas suas lavouras, desde que efetue um cadastro antecipado na Adapec de acordo o que rege a norma federal para produção de sementes", disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa.

Instrução normativa foi publicada na semana passada no Diário Oficial do Tocantins. O plantio, em planície tropical, sob sistema de subirrigação, poderá ser feito na janela que vai de 20 de abril até 31 de maio de cada ano. A colheita dessas áreas deve ocorrer até 25 de setembro, e produtores deverão eliminar as plantas voluntárias (guaxa ou tíguera) até 5 de outubro.

Para a soja que não se aplica a essas condições excepcionais, o vazio sanitário no Estado do Tocantins vai de 1º de julho a 30 de setembro de cada ano. O vazio é o período em que não é permitido manter plantas vivas no campo para reduzir a disseminação da ferrugem asiática. O plantio de soja no Tocantins deve ocorrer entre 1º de outubro e 15 de janeiro. O cultivo de soja em sucessão à soja na mesma área e no mesmo ano agrícola é proibido no Estado.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso