Agronegócios
19/10/2020 10:43

Aqua Capital anuncia holding de distribuição de insumos AgroGalaxy e projeta novas aquisições


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 19/10/2020 - O fundo de private equity Aqua Capital anunciou na sexta-feira a criação da holding AgroGalaxy, que reunirá empresas de distribuição de insumos agrícolas e operações com grãos adquiridas pelo fundo deste 2016 no Brasil. A transação já foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A plataforma, que deve atingir faturamento de R$ 4,2 bilhões em 2020, reúne as empresas Rural BR, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Grão de Ouro, Semente Fróes, CDB e GeoData. A AgroGalaxy terá 105 lojas de insumos em 9 Estados e carteira de 16,5 mil produtores rurais atendidos. A área atendida soma mais de 9 milhões de hectares.

Conforme o CEO da AgroGalaxy, Welles Pascoal, o mercado de distribuição de insumos no Brasil tem hoje aproximadamente 5 mil a 6 mil revendas, e a holding quer se diferenciar na proximidade com o produtor. "Se olharmos o tempo de vida de grande parte das revendas, muitas delas não chegaram a 5 anos. Aquela empresa fundada simplesmente para comercializar insumos tem vida muito curta, porque o valor agregado para o agricultor é muito baixo, com elas simplesmente tentando vender um produto a um preço competitivo no mercado mas não levando nada a mais", disse, em coletiva para anunciar a plataforma. "Começamos a enxergar oportunidades de fazer algo diferente dentro da distribuição de insumos no Brasil. As empresas que fazem parte do AgroGalaxy são empresas que perduraram 20 a 30 anos no mercado fazendo um trabalho muito próximo ao agricultor."

Segundo o executivo, a empresa manterá a marca das revendas do grupo. "Queremos preservar o valor da ponta que foi desenvolvido pelos sócios fundadores, profissionalizar a empresa cada vez mais para que chegue ainda mais próximo do agricultor e que o produtor nos veja como forte valor agregado para ele buscar a produtividade máxima que possa ter na região", disse. O grupo terá 450 agrônomos e técnicos no campo. Para os próximos anos, a ideia é crescer tanto pela abertura de novas revendas quanto por aquisições. "Vamos seguir tanto por via orgânica, expandindo operações que temos hoje, com o que é o DNA do fundo Aqua, fazendo novos processos de aquisições aqui no Brasil", afirmou. "Estamos bastante abertos a isso se encontrarmos empresas que tenham alinhamento estratégico conosco. Vemos que o mercado brasileiro de distribuição vai continuar se consolidando e queremos embarcar nessa onda."

O sócio do Aqua Capital e responsável pela tese da AgroGalaxy, Tomás Romero, destacou que o fundo tem hoje US$ 650 milhões em ativos sob gestão com 14 áreas de investimento no universo de agronegócio e alimentos. Segundo ele, o mercado brasileiro de distribuição de insumos é "extraordinariamente fragmentado" e o Aqua está aberto a novas aquisições que acrescentem à operação. "Estamos olhando várias empresas neste momento, tem alguns processos muito avançados que talvez possam virar novidades nas próximas semanas ou dias", disse. "Entendemos que M&A (fusões & aquisições) será parte chave do nosso negócio nos próximos anos. Mas os processos de M&A nesta área levam tempo, você precisa conhecer as empresas, as regiões, os clientes, e isso não é uma coisa que se resolve de um dia para outro." A AgroGalaxy planeja, ainda, abrir entre 20 e 30 novas lojas de insumos entre este ano e o próximo, segundo Paschoal. "Temos planos para expansão em todas as regiões agrícolas do Brasil."

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso