Economia & Mercados
02/08/2023 10:33

Com foto abraçado a Lula, Prates diz nas redes que reunião foi "alvissareira e construtiva"


Por Denise Luna*

Rio, 01/07/2023 - Em meio a rumores de que teria recebido ordens do presidente Lula para segurar o preço dos combustíveis, já desmentidos por ele próprio em entrevista ao Broadcast, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, publicou nas redes sociais fotos do encontro de hoje, 1, em Brasília, onde se reuniu com Lula e toda a diretoria da empresa, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também participou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes. Segundo Prates, a reunião foi "alvissareira e construtiva".

"O encontro versou sobre os planos de investimento, projetos e obras já aprovados, com os quais a estatal brasileira de energia vai contribuir para a estabilidade econômica, atração de mais investimentos, geração de emprego e combate às desigualdades no Brasil", disse nas redes, afastando as especulações do motivo do encontro. Nas fotos, o ex-senador aparece abraçado a Lula e perto de Silveira, com quem teve desentendimentos públicos por conta da oferta de gás natural no País.

De acordo com Prates, a transição energética também foi tema do encontro e concluiu afirmando "que a transição energética justa se faz assim: todos irmanados, sob a liderança do nosso Presidente, por um Brasil mais justo e forte".

Prates tem sido sistematicamente alvo de boatos sobre sua substituição na Petrobras para acomodar o Centrão. Segundo as especulações, sua cadeira seria ocupada por Rui Costa, para abrir espaço na Casa Civil para acomodar a reforma ministerial. Hoje, porém, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a presidência da Petrobras não faz parte dos planos da reforma ministerial em discussão. Segundo Padilha, o atual presidente da Petrobras não foi escolhido em uma composição política. Por isso, o cargo não está em discussão neste momento em que o governo repactua sua aliança de apoio.

contato:denise.luna@estadao.com

*Com colaboração de Caio Spechoto, de Brasília
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso