Economia & Mercados
28/03/2024 11:38

BC: surpresas para cima e revisões de curto prazo em baixa afetam projeções de IPCA 2024 e 2025


Por Thaís Barcellos e Célia Froufe

Brasília, 28/03/2024 - O Banco Central informou, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), que a manutenção das projeções do Comitê de Política Monetária (Copom) para o IPCA - índice de inflação oficial - de 2024 e 2025 ocorreu porque as surpresas altistas nas últimas leituras do indicador foram compensadas por projeções mais baixas para o curto prazo. O preço do petróleo também contribuiu para cima, segundo o BC.

As estimativas oficiais do BC foram mantidas em 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025, ambas acima do centro da meta de 3,0%.

"Dentre os fatores apontados na comparação com as projeções do Relatório anterior, cabem aqui a inflação realizada superior às projeções, mas com a revisão para baixo das projeções de curto prazo, principalmente de itens voláteis que subiram mais do que o esperado nos últimos meses, e a elevação do preço do petróleo", explicou o BC.

Em relação às leituras recentes, o BC afirmou que houve surpresa de alta de 0,54 ponto porcentual no IPCA no trimestre encerrado em fevereiro, que se deveu principalmente aos preços administrados e à alimentação no domicílio. Nos monitorados, o destaque foi a gasolina, enquanto os alimentos que subiram mais do que o previsto foram os in natura, o agregado arroz e feijão e leite e derivados.

Quanto aos serviços, a autoridade monetária destacou que a variação foi próxima à esperada, mas com diferenças relevantes na composição. Houve surpresa para cima no componente subjacente, fonte de preocupação do BC em relação à política monetária. Segundo a autarquia, a surpresa foi só parcialmente explicada pela variação mais forte do subitem serviço bancário.

Contato: thais.barcellos@estadao.com; celia.froufe@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso