Economia & Mercados
15/06/2018 20:15

Peso argentino acumula queda de 10% na semana ante dólar


São Paulo, 15/6/2018 - Um dia depois da troca de comando do Banco Central da República Argentina (BCRA), o peso teve uma nova sessão de desvalorização. A moeda portenha renovou a mínima histórica ante o dólar, com perda superior a 10% somente nesta semana.

Depois de o peso se desvalorizar 7% ontem, o governo da Argentina anunciou a renúncia de Federico Sturzenegger do comando do BCRA, que passou para a chefia do economista Luis Caputo, então ministro de Finanças.

"Diversos fatores foram deteriorando minha credibilidade nos últimos meses como presidente do Banco Central, atributo chave para levar adiante a coordenação de expectativas tão importante na tarefa que a mim foi encomendada", admitiu Sturzenegger, em carta enviada a Macri.

O governo do presidente Mauricio Macri disse nesta sexta-feira acreditar que o novo comandante da política monetária portenha vai gerar a confiança dos mercados.

Em relatório sobre a troca, o Itaú Unibanco acredita que a taxa básica de juros - atualmente em 40% - pode sofrer novo aumento "na próxima reunião de política monetária ou até mesmo antes", devido às restrições à política cambial impostas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no pacote de ajuda à Argentina.

No final da tarde em Nova York, o dólar saltava para 28,2550 pesos argentinos. Há uma semana, a moeda rondava o nível de 25 pesos; há um ano, estava na faixa dos 15 pesos. (Mateus Fagundes - mateus.fagundes@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso