Economia & Mercados
13/04/2022 13:57

Entrevista/Cintra: Empresariado chamou discussão da volta da CPMF pra briga


Por Célia Froufe

Brasília, 13/04/2022 - Demitido da Receita Federal em 2019 por defender um imposto nos moldes da CPMF, um tributo tido como "morto e enterrado" por muitos brasileiros, o professor da Economia da FGV Marcos Cintra acredita que chegou a hora da retomada de um tributo sobre movimentação financeira no País. Ele argumenta que seria uma troca de receitas para o governo, que abriria mão da desoneração da folha de salários para patrões e também empregados.

"Essa base tributária (desoneração) está em erosão profunda e isso vai levar a uma falência do sistema se a Previdência não encontrar uma base mais moderna e estável", analisou, em entrevista ao Broadcast, depois que o Instituto Unidos Brasil (IUB) lançou uma sugestão de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nesse sentido, em Brasília. "O Instituto deu uma demonstração de coragem e de ousadia. Chamou pra briga", disse, salientado que imprensa, alguns setores econômicos e o presidente Jair Bolsonaro têm antipatia à volta da CPMF.

Leia a íntegra na tela do Broadcast. As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso