Economia & Mercados
03/06/2022 10:11

Aneel derruba cautelar que permitiu substituição de térmicas emergenciais por usina velha


Por Marlla Sabino

Brasília, 02/06/2022 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recuou e decidiu nesta quinta-feira, 2, suspender a permissão para que a termelétrica Mário Covas, em Cuiabá (MT), operasse em substituição de quatro térmicas contratadas no leilão emergencial, realizado em outubro de 2021. A decisão favorecia a Âmbar Energia, do Grupo J&F, que é proprietária de todos os empreendimentos.

A decisão da diretora-geral substituta da agência, Camila Bomfim, atende pleitos da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), e do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Social (Pólis). As entidades apresentaram recursos contra a decisão nos últimos dias.

O despacho desta quinta-feira, 2, suspende os efeitos da decisão anterior, que permitiu a substituição por meio de uma medida cautelar, até o julgamento definitivo do mérito do pedido apresentado pela Âmbar à agência reguladora. O processo, que está sob relatoria do diretor Efrain da Cruz, está previsto para ser julgado na próxima reunião do colegiado da Aneel, na terça-feira, 7.

Contato: energia@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Energia, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso