Economia & Mercados
18/11/2020 10:30

BC/Campos Neto: PIX é primeiro passo de projeto amplo de tecnologia planejado pelo BC


Por Eduardo Rodrigues e Fabrício de Castro

Brasília, 18/11/2020 - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu há pouco que o PIX - o sistema de pagamentos instantâneos do BC - é o primeiro passo de um de projeto amplo de tecnologia planejado pela autoridade monetária.

“O papel moeda vai ficar cada vez mais questionado sob o ponto de vista de eficiência. Teremos novos modelos de pequenos negócios, com tíquete baixo”, afirmou, no evento virtual Treasury - Inovar: a transformação do amanhã, organizado pelo Itaú BBA.

Segundo Campos Neto, havia demanda por um sistema de pagamentos e transferências seguro, eficiente e de baixo custo. Para o presidente do BC, a grande quantidade de instituições habilitadas para o PIX mostra que a tendência é de aumento da competição no sistema financeiro.

“Não acreditamos que o movimento do PIX vá atrapalhar grandes bancos. O futuro tende a ser os bancos terem uma fatia menor, mas de uma torta muito maior”, acrescentou.

Ele repetiu que o BC estuda novas funcionalidades para o PIX no futuro. “É muito importante o tema do cashback. Mas nós mesmos não sabemos quais serão as funcionalidades do PIX no futuro”, reiterou.

Contato: eduardor.ferreira@estadao.com e fabricio.castro@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso