Economia & Mercados
25/01/2019 12:47

Angra 2 volta a gerar energia para o Sistema Interligado Nacional


Rio, 25/1/2019 - A usina nuclear Angra 2, no Rio de Janeiro, voltou a gerar energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN) nesta sexta-feira, depois de ter sido desconectada na última quarta-feira devido à atuação da proteção elétrica de um dos transformadores principais do circuito de 500 kV, na parte não nuclear.

"Após avaliação, constatou-se que a causa do problema foi um pararaios danificado, substituído pelos profissionais da Eletronuclear", informou a Eletronuclear em nota. Por causa da saída da unidade do SIN, o Brasil teve que importar energia elétrica da Argentina.

A usina foi reconectada às 6h50 desta sexta-feira e no momento se encontra em processo de elevação de potência, devendo atingir 100% ainda nesta sexta-feira. "Durante o episódio, os sistemas de proteção e controle operaram conforme o esperado, de forma que não houve comprometimento da segurança da unidade. Também não houve qualquer liberação radiológica para o meio ambiente ou risco para os trabalhadores da usina", disse a empresa.

Angra 2 é a segunda usina nuclear do País e começou a operar comercialmente em 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso. Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte.
(Denise Luna-denise.luna@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso