Economia & Mercados
01/12/2023 16:03

G20 Brasil: País se torna presidente do grupo oficialmente hoje e estreia site do evento


Por Célia Froufe

São Paulo, 01/12/2023 - Com preparativos sendo feitos nos últimos meses, o Brasil se torna oficialmente hoje pela primeira vez o presidente rotativo do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20). A partir desta sexta-feira, é possível encontrar um site do governo, usado como referência para atualização das informações envolvendo o evento que tem como tema "Construindo um mundo justo e um planeta sustentável" e o cronograma das reuniões.

Por enquanto, estão disponíveis apenas as datas da primeira reunião da trilha financeira e de sherpas, que já havia sido adiantada pelo Broadcast. Os eventos estão marcados para o período de 11 a 13, no caso do encontro diplomático, e de 13 a 15, no de economia. Ambos ocorrerão em Brasília e terão um dia em comum com o intuito de alinhar as duas áreas que são a linha mestra do evento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia demandado uma integração entre os dois segmentos para que se pudesse chegar a resultados mais efetivos. O chefe do Executivo está em Dubai para participar da Conferência do Clima da ONU, a COP28.

Além de explicações básicas sobre o que é o G20, espaço para perguntas e respostas frequentes, credenciamento e um calendário inicial, o site traz destaque para o G20 Social, uma das marcas que o Brasil quer deixar durante seu mandato. O G20 Social foi anunciado por Lula durante a cúpula de líderes de Nova Délhi, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco. O ponto alto do G20 Social será a Cúpula Social, que ocorrerá pela primeira vez num evento do grupo, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, às vésperas da cúpula de líderes - ambas marcadas para ocorrer no Rio de Janeiro.

A página na internet também é inaugurada com três notícias produzidas pelo governo. A primeira destaca que o evento ocorrerá com "a cara do Brasil", mencionando que, na presidência, o País propõe agendas do Sul Global: combate à fome, à pobreza e à desigualdade, além do desenvolvimento sustentável e reforma da governança global. A segunda enfatiza que, enquanto o Brasil comandará o G20, o Banco Interamericano de Desenvolvimento será o líder das instituições financeiras e que esta coincidência é uma "oportunidade única". A terceira notícia ressalta que soluções inovadoras garantem a segurança digital ao G20. "Com foco em segurança e eficiência, tecnologias de ponta foram aplicadas às ferramentas necessárias às discussões globais durante o G20. Recursos de acessibilidade também estão entre as prioridades neste campo, promovendo os valores de inclusão e diversidade como marcas da presidência brasileira."

Contato: celia.froufe@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso