Economia & Mercados
02/08/2022 12:13

Exclusivo: Latam expande oferta e lidera mercado brasileiro nos 12 meses encerrados em junho


Por Juliana Estigarríbia

São Paulo, 01/08/2022 - A Latam respondeu pela maior oferta de assentos - 35% do ASK, no jargão do setor - do mercado doméstico brasileiro nos 12 meses encerrados em junho. No período, a aérea liderou o mercado com 35% de participação (RPK), segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Foi na pandemia que conseguimos alcançar uma eficiência operacional que viabiliza não somente retomar a conectividade reduzida durante a pandemia como também investir em novos destinos. Nosso foco é crescer com sustentabilidade, retomando rotas, abrindo novos voos e até mesmo alocando aeronaves maiores onde há demanda potencial”, disse a diretora de vendas e marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.

Segundo a aérea, a Latam recuperou em junho 101,7% da oferta (ASK) doméstica em relação ao mesmo período de 2019, nível pré-pandemia. No mês, a empresa registrou uma taxa de ocupação de 73,7% em seus voos domésticos no País, transportando mais de 2 milhões de passageiros em cerca de 540 voos por dia para 50 destinos nacionais. Antes da pandemia, eram 44 destinos.

Para julho, mês de alta temporada no setor, a Latam investiu na inauguração de destinos programados para 2022, como Montes Claros (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS) e Juiz de Fora (MG). A companhia também aumentou a quantidade de voos e retomou rotas.

De acordo com a aérea, ainda em julho a Latam investiu no fortalecimento de sua malha e programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais adicionais para atender aproximadamente 3 milhões de passageiros, o que corresponde a 60% de crescimento na comparação com o mesmo mês de 2021. Ao todo, a companhia fechou julho com quase 20 mil pousos e decolagens de e para o Brasil, um avanço de 61% em relação ao mesmo período de 2021.

Contato: juliana.estigarribia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso