Economia & Mercados
13/11/2017 19:08

Venezuela: Maduro diz que está honrando compromissos com credores internacionais


São Paulo, 13/11/2017 - Poucas horas antes do início da assembleia de credores internacionais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o país está cumprindo com os compromissos firmados com os detentores de bônus e que o governo vai vencer a "guerra econômica".

"Chegamos a um acordo com a Rússia. Nesta semana, estará se firmando um acordo onde se estabelece o refinanciamento. Temos cumprido com todos os nossos compromissos internacionais", escreveu o presidente venezuelano na conta oficial do Twitter dele. "Nesta segunda, 13, se dará a primeira rodada de renegociação da dívida externa venezuelana. Estamos vencendo a guerra econômica. Não poderão com nós."

O governo venezuelano e os executivos da PdVSA convocaram para as 16h (de Brasília, 14h de Caracas) uma reunião com credores para rediscutir a dívida externa. Ao mesmo tempo, é esperado que a Associação Internacional de Swaps e Derivativos (Isda, na sigla em inglês) decida se é procedente o pedido de acionamento do seguro contra calote (CDS) feito por alguns investidores contra a petroleira na semana passada.

Nesta segunda-feira, termina também o período de carência para pagamento de cupons da dívida da PdVSA. Em 2 de novembro, a companhia disse ter quitado US$ 1,1 bilhão em notas que venciam em outubro, mas as parcelas de outros bônus não haviam sido pagas. No dia 8, a Venezuela e a Rússia chegaram a um acordo para a reestruturação da dívida que o país sul-americano tem com Moscou. (Mateus Fagundes - mateus.fagundes@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso