Economia & Mercados
06/06/2019 11:21

Roberto Rocha: estamos criando condições para iniciativa privada investir no saneamento


Por Daniel Weterman

Brasília, 06/06/2019 - O relator do projeto do Senado que atualiza o marco legal do saneamento básico no País, Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou que o texto aprovado hoje na Casa cria condições para a iniciativa privada investir no setor. Ele ponderou que, de acordo com a versão enviada para a Câmara dos Deputados, nenhum Estado será obrigado a vender empresas estatais.

"Nós estamos estabelecendo um marco regulatório para dar segurança jurídica, e aí atrair investimento e buscar universalização do saneamento básico no Brasil. Essa matéria é tão importante quanto, se não mais, do que a reforma da Previdência", disse Rocha, citando que cidades pequenas enfrentam problemas de saneamento. "Não estamos legislando para os graúdos, para o Lago Sul (região nobre de Brasília), para o Morumbi (bairro em São Paulo), estamos legislando para os municípios pequenos."

Sobre a possibilidade de privatização de estatais, ele afirma que os atuais contratos de empresas estaduais com municípios serão mantidos nos processos de venda, fazendo com que a companhia privada que assumir uma empresa fique com o "ônus e o bônus" dos serviços. Os servidores públicos, neste caso, podem ser colocados em outras repartições públicas, citou.

Entre os pontos do projeto, o relator afirmou que o prazo para que municípios acabem com os lixões - e que acabaria no próximo ano para algumas cidades - será ampliado para mais um ano.

Na Câmara, há outros três projetos com conteúdo semelhante à Medida Provisória do Saneamento, que perdeu a validade. O senador afirmou que há possibilidade de os deputados alterarem o texto, fazendo o projeto retornar para ser finalizado pelo Senado.

Contato: daniel.weterman@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Economia & Mercados
06/06/2019 11:03
Economia & Mercados
06/06/2019 07:07
Economia & Mercados
06/06/2019 07:06

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso