Economia & Mercados
05/01/2021 19:38

CVM faz acordo para encerrar processo administrativo contra diretor de RI da CSN


Por Mariana Durão

Rio, 05/01/2021 - O diretor executivo de Relações com Investidores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Marcelo Cunha Ribeiro, fechou um acordo no valor de R$ 510 mil para encerrar um processo administrativo em que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apurava a divulgação inadequada de números relevantes relacionados aos negócios da companhia.

O processo havia sido instaurado pela Superintendência de Relações com Empresas (SEP) da CVM, com base na divulgação de projeções em uma teleconferência com analistas em 24 de outubro de 2019. A CVM destacou o anúncio de expectativas da CSN para o crescimento do Ebitda em 2020, principalmente no setor de mineração e também em relação à trajetória de sua dívida. As declarações repercutiram na mídia e, para a SEP, deveriam ter sido alvo de um novo comunicado ao mercado.

A área técnica também apontava no processo que o comunicado divulgado em 4 de dezembro de 2019 referente ao "CSN Investor Tour", realizado em Nova York, trouxe algumas novas projeções de produção e vendas que não foram arquivadas como fato relevante nem mencionadas no Formulário de Referência da CSN.

Após renegociar a proposta inicial de acordo, de R$ 200 mil, o Comitê de Termo de Compromisso da CVM aprovou o encerramento do caso, levando em conta os bons antecedentes do executivo e o fato de o caso estar ainda em fase pré-sancionadora. O colegiado da autarquia aprovou a celebração do termo de compromisso em reunião realizada nesta terça-feira, 5.

Contato: mariana.durao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso