Economia & Mercados
16/07/2021 19:15

Após reunião com Guedes, presidente da Braspress reclama de dúvida sobre desoneração da folha


Por Leon Ferrari, especial para o Broadcast

Florianópolis, 19/07/2021 - Depois de participar de reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a reforma tributária, o presidente do grupo de logística Braspress, Urubatan Helou, se queixou da falta de respostas sobre a desoneração da folha de pagamentos.

A medida foi prorrogada até dezembro deste ano
. O Congresso derrubou no ano passado um veto do presidente Jair Bolsonaro que pretendia acabar com a ampliação do prazo do benefício. O setor de transportes é um dos contemplados pela desoneração da folha de pagamentos.

Helou avalia que as empresas de serviço estão "extremamente debilitadas" e cobra a extensão do benefício por mais 12 meses.

O presidente do Grupo Braspress fez críticas ao projeto de reforma detalhado por Guedes na reunião com empresários. "Do caminho de São Paulo até Manaus, ainda estamos em Guarulhos", afirmou. Na sua avaliação, a proposta é apenas uma "pincelada" na tributação brasileira.

"Está havendo uma ligeira diminuição do imposto de renda das empresas, das pessoas jurídicas; e o aumento do mesmo tributo aos empresários, os donos de empresas. O que eu aplaudo, pois quem deve pagar imposto são as pessoas". No entanto, tributos que, na opinião dele, oneram significativamente o empresariado, como o ICMS, PIS e Cofins, seguem inalterados.

Mesmo considerando a proposta fraca, Helou disse que ela deve tramitar com certa tranquilidade no Congresso e ser aprovada. Ele teme, porém, os jabutis que podem aparecer pelo caminho. Entre eles, por exemplo, a possibilidade de alterações que mantenham apenas a tributação sobre os dividendos das empresas.

O presidente do Grupo Braspress ainda destaca que este não é o melhor momento para rever tributações, os esforços deveriam ser no sentido de promover uma reforma administrativa. "O governo, descontrolado como está, logo deve estar pedindo dinheiro à classe produtiva novamente. Precisamos diminuir o tamanho desse Estado", pondera. Helou acredita na necessidade de reduzir gastos com funcionalismo público e focar em privatizações.

Contato: leon.ferrari@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso