Economia & Mercados
10/05/2022 13:36

Exclusivo: Wise lança conversão automática de real para mais de 20 moedas


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 09/05/2022 - A fintech Wise (ex-TransferWise) lança hoje no Brasil o recurso de conversão automática de moeda. Com ele, o cliente pode escolher qual a cotação que deseja pagar para transformar seus reais ou outras moedas em alguma das outras divisas oferecidas pela plataforma. Estão nessa cesta divisas como o dólar, o euro, a libra esterlina e moedas de países emergentes, como o peso mexicano.

"Como a nossa taxa de câmbio é sempre em tempo real, quando chegar àquela taxa, a gente executa a ordem", diz Pedro Barreiro, líder de parcerias bancárias e expansão da Wise no Brasil. O recurso é mais um benefício para clientes da conta internacional da fintech.

O usuário pode deixar pré-definidos a moeda de conversão, a taxa de câmbio que deseja pagar e o valor em reais que gostaria de converter. Com a conversão automática, não precisa entrar no aplicativo todos os dias para conferir qual a cotação da moeda. A conversão pode ser cancelada a qualquer momento.

A funcionalidade está sendo lançada no Brasil e também em outros mercados da Wise no mundo. Durante os testes, que duraram quatro meses e aconteceram em alguns mercados, a economia dos clientes com a ferramenta foi em média de US$ 112, segundo Barreiro.

Um dos cinco maiores

De acordo com ele, o mercado brasileiro já é um dos cinco maiores da Wise, que oferece no País produtos como a conta internacional multimoeda, com transferências instantâneas, e um cartão que também tem suporte a várias divisas. O cartão, lançado por aqui em dezembro de 2021, tem crescido de forma consistente.

"O principal ponto de inflexão é o IOF. Temos uma vantagem de oferecer IOF de 1,1% e não a 6,38% (tarifa cobrada em compras no exterior com cartão)", afirma Barreiro. "Desde o lançamento até hoje, a demanda vem crescendo significativamente."

Ele diz que boa parte das transações se concentra em plataformas como Uber e Apple, e em sites de reserva de hotéis. A expectativa da Wise é de que o volume de transações no cartão cresça com a maior retomada de viagens internacionais, diante do controle da pandemia da covid-19.

No futuro, a Wise pretende criar novos produtos e funcionalidades. Uma ideia é melhorar a experiência de uso de profissionais autônomos que trabalham no Brasil para empresas estrangeiras, recebem em dólar e precisam converter os valores para reais. Segundo o executivo, o produto atual tem certas limitações para esse tipo de utilização, mas a Wise enxerga potencial entre esses clientes e pretende simplificar a experiência deles no futuro.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso