Economia & Mercados
15/07/2022 12:46

Exclusivo: empresas brasileiras de TI planejam expansão apesar de desafios macro, diz pesquisa


Por Elisa Calmon

São Paulo, 14/07/2022 - Apesar dos desafios macroeconômicos, a expansão segue nos planos das empresas brasileiras de TI. Mais de 80% das companhias esperam ampliar geograficamente suas operações nos próximos 12 meses, segundo pesquisa da Equinix, obtida com exclusividade pelo Broadcast. A tendência é apoiada principalmente pela demanda por digitalização e preocupações com cibersegurança, avalia o presidente da empresa de infraestrutura digital no Brasil, Eduardo Carvalho.

“A pandemia e a guerra afetaram as cadeias produtivas e de suprimentos, mas a digitalização continua sendo a melhor alternativa para ganhar escala”, afirma o executivo.

Com o mercado por digitalização ainda aquecido, Carvalho projeta que o setor de TI continue a crescer dois dígitos nos próximos anos. Ao levar em consideração o segmento de datacenters, São Paulo deve seguir como a área de maior crescimento na América Latina, enquanto o Brasil é o principal expoente desse segmento de tecnologia entre os países vizinhos.

Das 100 empresas ouvidas pelo levantamento da Equinix no Brasil, apenas 8% descartaram planos de expansão, enquanto 6% disseram não saber. O número é superior à média global. Entre o total de 2,9 mil companhias participantes, 22% afirmaram que não pretendem explorar novos territórios nos próximos meses e 6% não souberam responder. Por aqui, quase dois terços das que miram atuar em uma nova região, país ou cidade esperam fazê-lo contratando equipe de TI dedicada na nova área. Mais da metade também implantaria virtualmente por meio da nuvem.

A pesquisa Global Tech Trends Survey engloba tanto produtoras de software quanto companhias de diferentes setores que têm a tecnologia como parte relevante dos seus negócios.

Cibersegurança

O levantamento aponta ainda a preocupação com a segurança como outro ponto-chave para o setor de TI à medida que a digitalização ganha força. Os ataques cibernéticos são vistos como uma ameaça por quase três quartos dos tomadores de decisão de TI no Brasil, destaca ainda o levantamento. Violações de segurança e vazamentos de dados também aparecem na lista.

“A cibersegurança é um ponto crucial para os próximos anos. É uma realidade que vai se tornar cada vez mais presente com a digitalização da economia”, comenta o presidente da Equinix no País. “Até porque possíveis ataques saem muito mais caros do que investir nessa área”, complementa.

Contato: elisa.ferreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso