Economia & Mercados
09/09/2022 13:18

Exclusivo: Emana inaugura duas usinas de GD solar no Piauí e planeja expansão


Por Luciana Collet

São Paulo, 08/09/2022 - A empresa de desenvolvimento e implantação de projetos de geração distribuída (GD) Emana Energia, dos sócios Rodrigo Violaro, Érico Mello e Daniela Alcaro, inicia operações em duas usinas de energia solar em São Raimundo Nonato, no Piauí, e já planeja a expansão da capacidade instalada no estado.

Uma primeira usina, de 1 megawatt (MW), começou a operar em agosto e a segunda unidade, de 3 MW, deve estar totalmente operacional até o dia 20 deste mês. Os créditos de energia gerados por esses empreendimentos serão direcionados a consórcios ou cooperativas via outra empresa do grupo, a Avera.

As duas usinas são as primeiras a sair do papel, mas a empresa prevê mais parques. "O Piauí tem um potencial enorme para a GD ainda pouco explorado, nosso objetivo é ampliar os nossos investimentos na região", afirmou Violaro.

Para o executivo, o estado pode contribuir mais na transição energética como fonte de geração descentralizada e ambientalmente sustentável, ao mesmo tempo em que os projetos de geração podem contribuir economicamente com a região.

O Piauí está entre os estados brasileiros com alta radiação solar. Além disso, o fato de uma única distribuidora operar em todo estado é considerado um diferencial no desenvolvimento do mercado, já que pessoas e empresas de qualquer município podem ser beneficiadas de projetos desenvolvidos na modalidade geração compartilhada.

Apesar dessas qualidades, o estado possui menor potência instalada de GD solar em relação a vizinhos, com 260,7 MW, divididos em 24,7 mil instalações. O Maranhão tem 319,4 MW, em 25,2 mil projetos, enquanto o Ceará registra 449,7 MW, em 40,08 mil instalações, de acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Minas Gerais é o estado líder em instalações solares, com 2,059 gigawatts (GW), em mais de 183 mil projetos.

Além da investida em geração distribuída fotovoltaica, Violaro, Mello e Alcaro construíram juntos a comercializadora independente de energia Stima.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso