Economia & Mercados
24/08/2023 12:29

Exclusivo: Itaú lança produto de investimento estruturado em Inteligência Artificial


Por Eduardo Puccioni

São Paulo, 24/08/2023 - O Itaú Unibanco anunciou hoje, 24, o lançamento de um Certificado de Operações Estruturadas (COE) que acompanha o mercado de Inteligência Artificial (IA), com aplicação em ações de quatro empresas globais atuantes no segmento, como Nvidia, AMD, Snowflake e Meta. Disponível ao investidor geral, o COE Autocall Inteligência Artificial, que não está sujeito à variação cambial, tem investimento mínimo de R$ 5 mil, capital protegido e prazo de vencimento de 5 anos.

Segundo o banco, a cada seis meses ocorre a verificação do desempenho das ações que compõem esta cesta. Se na data de verificação não houver desvalorização dos papéis em relação ao valor inicial, ocorre o pagamento do capital investido acrescido do cupom (juros da operação) de no mínimo 9,40%. Caso esse cenário não ocorra, o cupom acumula e o produto segue em operação para a próxima verificação. Se ao final dos cinco anos a condição para pagamento não for registrada em nenhuma das verificações semestrais, o participante recebe o capital investido e o COE é encerrado.

“Como uma instituição financeira atenta às novas oportunidades para nossos clientes, elaboramos uma estrutura de investimento que busca aproveitar esse momento de grande destaque do segmento de Inteligência Artificial”, explica Claudio Sanches, diretor de produtos de investimento e previdência do Itaú Unibanco. "Por meio de uma lógica de investimento simples, oferecemos uma forma de alocação em ativos ainda inacessíveis no mercado local para aqueles que buscam ganhos acima da renda fixa tradicional.”

O COE Autocall Inteligência Artificial tem como público-alvo investidores dentro dos perfis moderado, arrojado e agressivo. O imposto de renda segue as alíquotas regressivas, que variam de 22,5% a 15%, de acordo com o prazo em que a aplicação estiver vigente. O prazo para alocação começa em 21 de agosto, com data de início oficial do produto em 01 de setembro. O Itaú explica ainda que a contratação está disponível via site do banco, e por gerentes e especialistas de investimentos.

Empresas investidas

A Nvidia já tem cerca de 60% de sua receita vinculada à processamento de dados em larga escala e é líder no fornecimento de processadores do tipo GPU - principal tecnologia para atender as demandas de alta capacidade computacional hoje.

A AMD é a segunda maior provedora de GPUs do mercado, e vem se posicionando no ramo de inteligência artificial com o lançamento de produtos que atendem não só centros de processamento de dados (data centers), mas também soluções que permitem trabalhar com grandes modelos de linguagens (LLMs) em dispositivos locais, como PCs.

A Snowflake é uma empresa independente de serviços em nuvem e sua plataforma permite que os clientes armazenem e gerenciem os dados de forma escalável.

Por fim, a Meta é a empresa do Facebook. É uma das companhias com maior quantidade de dados de usuários do mundo, além de ter criado a PyTorch, principal linguagem para desenvolvimento de programas de IA, que permite atualizações mais rápidas e menos custosas em sua base tecnológica graças ao seu amplo uso.

Contato: eduardo.puccioni@Estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso