Economia & Mercados
03/03/2022 13:48

Exclusivo: Rede cria carteira digital para cupons fiscais, e espera atrair concorrentes


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 03/03/2022 - A Rede, adquirente do Itaú Unibanco, quer estimular o comércio brasileiro a abandonar o cupom fiscal de papel. No dia 14, a empresa lança no Distrito Federal e em Minas Gerais a plataforma Cupom Verde, espécie de carteira digital para os comprovantes. A cada 70 mil cupons salvos, uma árvore será plantada pelo projeto.

A plataforma roda em modo piloto, e deve chegar ao restante do País em junho. A expectativa é que ao menos 10 mil estabelecimentos adiram à iniciativa neste ano, e concorrentes da Rede.

"Não é exclusivo para a Rede. Vemos algumas iniciativas pontuais de substituição do cupom, mas é sempre do próprio estabelecimento. Sabemos que o consumidor não quer carregar vários aplicativos no celular", diz Angelo Russomano, diretor da Rede.

A ideia nasceu há dois anos e meio, durante um hackaton (maratona tecnológica) promovido pela Rede. A companhia pediu aos participantes projetos relacionados aos comerciantes, e um deles foi o Cupom Verde.

Segundo Russomano, além do apelo ambiental, as vantagens para os estabelecimentos vão dos custos à logística, e para os clientes, estão principalmente na conveniência de não ter de guardar vários cupons impressos.

Inicialmente, o projeto abrange o cupom fiscal, mas a Rede pretende expandi-lo para o comprovante da maquininha de cartão. Na fase piloto, 140 estabelecimentos estão na iniciativa, com 6,5 mil clientes ativos no aplicativo e 150 mil cupons emitidos. Após o lançamento nas duas praças neste mês, a iniciativa chegará a todo o País no Dia do Meio Ambiente, em junho.

A redução de custo é um dos principais apelos. A Rede calcula que, por ano, um estabelecimento comercial gaste em média R$ 711 por ponto de venda com a compra das bobinas de papel termosensível utilizados na impressão dos cupons. Há ainda o armazenamento e o transporte do material, que ampliam o gasto.

Segundo Russomano, a empresa tem implementado e homologado as atualizações que permitem a emissão do Cupom Verde nos sistemas que emitem o cupom fiscal. Com isso, não será necessário trocar equipamentos, o que, espera a Rede, ampliará a capilaridade da solução em menos tempo, e sem custos aos comerciantes.

A adesão de outras empresas é vista pela Rede como o fator que fará o projeto decolar. Vice-líder em adquirência no País, a Rede tinha 1,269 milhão de terminais em sua base em dezembro, e processou R$ 180,1 bilhões em transações no quarto trimestre.

"A coalizão faz sentido, porque iniciativas isoladas não facilitam a vida do consumidor", diz ele. Por enquanto, são os comerciantes o vetor de crescimento. "Estamos usando muitos parceiros para gerar uma inclusão forte e em larga escala", afirma Russomano.

Em regiões do País onde a impressão do cupom for obrigatória por lei, o comerciante que aderir ao Cupom Verde poderá emitir uma versão reduzida, que utiliza menos papel. A versão completa será enviada ao consumidor por meio do aplicativo.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
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