Economia & Mercados
26/04/2022 09:08

Santander: Brasil retoma posição de maior gerador de lucros do Grupo no 1tri22


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 26/04/2022 - No primeiro trimestre de 2022, o Santander Brasil retomou a posição de maior gerador lucro do Grupo Santander em todo o mundo, de acordo com resultados do conglomerado espanhol publicados nesta terça-feira, 26.

A filial brasileira do banco teve lucro subjacente de 627 milhões de euros, de acordo com o informe de resultados consolidado. O Santander americano, o segundo maior, teve resultado de 583 milhões de euros.

No ano passado, a desvalorização do real ante moedas fortes, o euro entre elas, fez com que o Santander Brasil perdesse sua tradicional posição de maior gerador de resultados para o grupo em todo o mundo. O posto foi assumido, na ocasião, pelo Santander US.

Em termos de receitas, a filial brasileira também foi a maior no primeiro trimestre de 2022, com 2,143 bilhões de euros, um resultado maior que o de todas as operações do banco espanhol na América do Norte combinadas. O lucro antes de impostos foi de 1,123 bilhão de euros.

Por outro lado, o custo de crédito do Santander Brasil, de 3,94%, foi também o maior entre as operações globais do grupo. Na média do Grupo, o custo ficou em 0,77%. No período, as provisões do banco no Brasil, em euros, foram de 3,018 bilhões, no critério que considera as provisões ao longo dos 12 meses anteriores.

O Grupo Santander também destacou, no informe, resultados da Getnet, que no ano passado foi cindida do Santander Brasil e passou a ser controlada pela PagoNxt, a plataforma global de pagamentos do conglomerado.

A Getnet elevou em 40% o volume de pagamentos processados entre o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período deste ano - no Brasil, a alta foi de 26%. O volume processado pela Getnet atingiu 34,1 bilhões de euros no primeiro trimestre, e a base de clientes foi a 1,23 milhão.

A adquirente também ajudou a impulsionar as receitas em diversas operações do Grupo no globo. Por outro lado, também pressionou a base de despesas do conglomerado espanhol.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso