Economia & Mercados
17/08/2023 11:50

Caixa/Bernabé: Inadimplência do consignado do Auxílio está em 3,37%, em linha com expectativas


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 17/08/2023 - A vice-presidente de Riscos da Caixa Econômica Federal (CEF), Henriete Bernabé, disse há pouco que a inadimplência do crédito consignado do Auxílio Brasil está em 3,37%, pelo critério acima de 90 dias. Segundo ela, os números estão em linha com o que o banco esperava.

"A inadimplência está relacionada aos descredenciamentos do programa", disse ela em coletiva de imprensa para comentar os resultados do banco no segundo trimestre.

O crédito foi criado no final de 2022, pouco antes das eleições, e se tornou uma bandeira eleitoral do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Mesmo com o desconto em folha do benefício, que voltou a se chamar Bolsa Família no governo Lula (PT), o risco fica com a Caixa.

O banco foi o único entre os maiores do País a oferecer o consignado do Auxílio no ano passado. Ao assumir, a presidente da Caixa, Rita Serrano, cancelou a oferta do produto.

Em outro produto, o SIM Digital, criado na gestão de Pedro Guimarães, a inadimplência está em 88%, de acordo com Bernabé. Neste caso, a Caixa tem garantia de um fundo constituído com recursos do FGTS, que ressarciu o banco em R$ 570 milhões no primeiro semestre.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso