Economia & Mercados
03/03/2021 09:07

Petrobras/Antonelli: informei à companhia que não pretendo aceitar a recondução


Por Mariana Durão

Rio, 02/03/2021 - O conselheiro de administração da Petrobras eleito por indicação de acionistas minoritários, Leonardo Antonelli, também não pretende aceitar a recondução ao cargo proposta pela União. “Informei na segunda-feira passada que não vou me reconduzir na chapa do Governo”, disse ao Broadcast.

A decisão foi comunicada aos demais membros do colegiado por e-mail, inclusive ao presidente Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Diante disso, a União terá que indicar cinco novos nomes, que serão submetidos ao processo de análise de gestão e integridade da companhia e objeto de análise pelo Comitê de Pessoas.

Na noite desta terça-feira, 2, a Petrobras divulgou em fato relevante que quatro outros conselheiros não pretendem ser reconduzidos ao colegiado na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE). São eles João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho.

A companhia informou que Cox Neto e Ziviani alegaram razões pessoais para a decisão. Já Souza e Silva declarou que por conta de seu mandato ser "interrompido inesperadamente, peço, por favor, para não ser reconduzido ao Conselho de Administração na próxima Assembleia" e Omar Carneiro da Cunha revelou insatisfação com a decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, de promover uma troca no comando da estatal, com a indicação de Joaquim Silva e Luna para o lugar de Roberto Castello Branco.

“Com a renúncia dos quatro colegas de Conselho, três deles experientes ex-presidentes de grandes companhias (Shell, Embraer e Claro), agora me sinto ainda mais responsável por lutar pela defesa dos direitos dos 700 mil acionistas da Petrobras”, disse Antonelli.

Contato: mariana.durao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos