Economia & Mercados
17/11/2017 20:15

Próxima semana será decisiva para reforma da Previdência, diz Meirelles


São Paulo, 17/11/2017 - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou à imprensa hoje que a próxima semana promete ser decisiva para a reforma da Previdência. Ele reafirmou que vê chances de o texto ser aprovado ainda em 2017, mas ressaltou que o Congresso é soberano para pautar quando a medida entra em votação.

As discussões em Brasília são "intensas" e seguem em andamento, disse Meirelles. O ministro ressaltou que existe consciência dos parlamentares de que a reforma é fundamental. "Não é uma questão de que com que idade cada um vai se aposentar. O importante é garantir que todos os brasileiros não tenham dúvida de que vão receber a aposentadoria."

O ministro citou o caso da Grécia, que entrou em crise e o governo passou a ter dificuldade de pagar as aposentadorias. Para isso, começou a reduzir o benefício e ao todo foram 14 cortes. "O Brasil está longe disso, mas para isso precisamos tomar as medidas agora."

Perguntado se acredita na aprovação da reforma ainda este ano, Meirelles respondeu que "é possível". "Estamos negociando. A semana que vem é decisiva", afirmou, ressaltando que a expectativa é que o relator do projeto, deputado Arthur Maia (PPS-BA), apresente o texto substitutivo.

A resistência ao texto que muda as regras das aposentadorias é normal, disse Meirelles. "Não há reforma da Previdência em lugar nenhum do mundo que tenha sido feita sem resistência." (Altamiro Silva Junior - altamiro.junior@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso