Por Talita Nascimento
São Paulo, 09/06/2021 - Não há dúvidas de que a pandemia já modificou hábitos de consumo dos brasileiros. Até mesmo o cancelamento do Carnaval teve influência sobre os gastos da população que, aparentemente, para se consolar pela falta da folia, foi às compras.
Segundo dados do 2º relatório de Análise de Comportamento de Consumo do Itaú Unibanco, houve alta de 25% no consumo no período relativo ao carnaval de 2021, ante a comemoração de 2020, com crescimento de 54% nas transações online. Na Páscoa, atingida em cheio pela pandemia no último ano, a alta de 2021 foi 24% no consumo.
Outra mudança da pandemia foi o aumento de 80% nos gastos com laboratórios de análises clínicas, de 29% com médicos de clínicas e de 14% com hospitais no primeiro trimestre deste ano. Por outro lado, os serviços de manutenção também cresceram em participação na carteira do consumidor. Houve alta de 51% nos gastos relacionados a computadores e softwares, de 59% com aparelhos de ar condicionado e de 16,4% em serviços de dedetização.
Contato: talita.ferrari@estadao.com