Economia & Mercados
10/04/2019 10:01

ABCR: fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas cresceu 0,5% em março, com ajuste


São Paulo, 10/04/2019 - O fluxo total de veículos pelas estradas pedagiadas do País aumentou 0,5% em março comparativamente com fevereiro, descontados os efeitos sazonais, segundo o Índice ABCR de atividade econômica calculado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Tendências Consultoria Integrada.

A abertura do indicador mostra ainda que as passagens de veículos leves pelas praças de pedágio aumentaram 0,9% enquanto as dos pesados recuaram 1,2%, na mesma base de comparação e descontados os efeitos sazonais.

"Os resultados dos indicadores de fluxo seguem afetados pela mudança da data do feriado de Carnaval deste ano em relação ao anterior, o que afetou o número de dias úteis nos últimos dois meses comparado a 2018", explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria.

Para ele, ao se retirar os efeitos de calendário, nota-se que tanto o índice total como suas aberturas registraram expansão no terceiro trimestre, o que converge, em linhas gerais, com o ritmo ainda muito moderado de retomada da atividade econômica.

Dessa forma, afirma Xavier, no acumulado do ano houve expansão de 1,2% do índice total, dinâmica que reflete o crescimento totalizado tanto por leves como pesados, os quais acumulam ganhos de 0,7% e 2,7%, respectivamente. (Francisco Carlos de Assis - francisco.assis@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos