Economia & Mercados
02/08/2022 08:38

Com venda de participações em 5 distribuidoras, Compass avança em plano após compra da Gaspetro


Por Luciana Collet

São Paulo, 01/08/2022 - A venda das participações minoritárias em cinco distribuidoras de gás natural pela Commit Gás SA (antiga Gaspetro), acertada na última sexta-feira, é positiva para a companhia e seus controladores, a Compass Gás e Energia e o Grupo Cosan, avaliou o Credit Suisse.

Para a equipe de análise do banco, a transação está em linha com o esperado, tendo em vista que os governos estaduais exerceram seu direito de preferência, e que a Compass havia se comprometido a vender a participação da Commit em 12 de suas 18 empresas de distribuição de gás no País.

Conforme fato relevante divulgado pela Compass na última sexta-feira (29), foram exercidos os direitos de preferência por acionistas detentores de participação nas distribuidoras Algás (AL), Bahiagás (BA), Cegás (CE), Cebgás (DF) e Pbgás (PB). Como consequência dessas operações, a Commit recebeu o montante total de R$ 726 milhões. Após a conclusão dessas transações, a empresa permanece com participação apenas nas distribuidoras cearense e alagoana, de 29,4% em cada.

A Compass afirmou que outras alienações de participação permanecem sujeitas ao cumprimento de condições precedentes.

A venda das participações da Commit em 12 distribuidoras foi proposta em plano de negócios da Compass, ainda durante o processo de análise pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) da operação de compra dos 51% da Gaspetro anteriormente pertencentes à Petrobras. O órgão anti-truste aprovou a transação em junho, em um julgamento apertado. Em julho, a venda foi concluída, numa operação de R$ 2,097 bilhões.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso