Economia & Mercados
10/01/2018 18:13

ILAN: BC TEM QUE DEIXAR PREÇO DE ALIMENTO CAIR; E NÃO COMBATER ISSO, SUBINDO OUTROS PREÇOS


Brasília, 10/01/2018 - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, enfatizou há pouco que a inflação de 2017 ficou abaixo do piso da meta porque no ano passado houve a maior deflação de alimentos da história do País. O IPCA encerrou 2017 em 2,95%, abaixo do piso de 3,0% da meta de inflação.

"O Banco Central tem que deixar os preços de alimentos caírem, e não pode inflacionar os outros preços da economia para chegar na meta", avaliou.

Segundo Goldfajn, a inflação já está subindo de volta, em direção ao centro da meta de inflação, de 4,5%. Ele citou as projeções de mercado que apontam para um IPCA acima de 4,0% neste ano. "Ao longo de 2018 vamos subindo gradativamente, à medida que a economia segue se recuperando, e vamos acabar o ano próximos da meta de 4,5%", acrescentou.

O presidente do BC disse que a instituição tem tomado as providências para a inflação atingir as metas estabelecidas. "O BC vai continuar trabalhando para que 2018 seja tão bom quanto foi 2017 em termos macroeconômicos", completou.(Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues - fabricio.castro@estadao.com e eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso