Economia & Mercados
21/12/2023 10:27

BC: Copom projeta IPCA de 0,50% em dezembro de 2023 e 0,26% em janeiro de 2024


Por Eduardo Rodrigues e Fernanda Trisotto

Brasília, 21/12/2023 - O Banco Central divulgou há pouco, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), suas projeções de inflação de curto prazo, que abarcam os meses de dezembro de 2023 a março de 2024.

A previsão do BC para o IPCA - o índice oficial de inflação - para dezembro é de alta de 0,50%. Já a projeção para janeiro é de aumento de 0,26% e, para fevereiro, é de elevação de 0,52%. A estimativa para março é de alta de 0,39%.

Segundo o documento, descontados os efeitos sazonais, a projeção é consistente com ritmo de desinflação mais lento do que o observado desde o segundo semestre de 2022. O RTI destaca que os preços da alimentação no domicílio devem seguir com variações elevadas, sustentadas pela sazonalidade do período, pela estabilização dos preços do boi gordo, da soja e do milho, pela alta no atacado do arroz e do feijão e pelos efeitos do El Niño sobre o setor agropecuário.

"Os preços de bens industriais devem manter variações baixas, em linha com evolução ainda favorável nos preços ao produtor. Entre os administrados, a queda recente do preço do petróleo é contrabalançada pela majoração esperada para o ICMS ad rem sobre combustíveis em fevereiro. Por fim, a perspectiva para o segmento de serviços é de desaceleração gradual, ainda que sujeita a oscilações de curto prazo", completou o BC.

Contato: eduardor.ferreira@estadao.com e fernanda.trisotto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso