Economia & Mercados
16/12/2019 11:34

Vale confirma trincas em barragem em Nova Lima, mas afirma que estrutura está estável


Por Mariana Durão

Rio, 16/12/2019 - A Vale confirmou por meio de nota a existência de trincas em sua barragem B5, na Mina da Mutuca, em Nova Lima, Minas Gerais. A mineradora afirma que a estrutura está sendo monitorada e demonstra estabilidade.

"A B5 é uma barragem alteada para jusante e possui histórico de estabilidade. Atualmente, seu fator de segurança está adequado conforme último Relatório de Inspeção de Segurança Regular, elaborado por uma empresa independente em agosto de 2019, quando foi atestada a estabilidade da estrutura", informa a Vale.

Ainda de acordo com a empresa, "as trincas e surgências estão sendo tratadas e monitoradas, conforme recomendações da auditoria independente já contratada, que atestou a segurança da estrutura". A assessoria da Vale afirmou que isso não compromete a barragem e que não há risco de rompimento.

A informação foi revelada em reportagem da RecordTV Minas com informações obtidas a partir da Lei de Acesso à Informação. De acordo com a emissora, a barragem contém 11 milhões de metros cúbicos de rejeitos e, em caso de rompimento, a lama atingiria o distrito de São Sebastião de Águas Claras (mais conhecido como Macacos) e a captação de água em Bela Fama, no Rio das Velhas, responsável por 60% do abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte. Há 93 pessoas vivendo abaixo da barragem, na chamada zona de autossalvamento.

Contato: mariana.durao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso