Economia & Mercados
21/01/2021 20:11

Banco do Brasil: notícias sobre demissão de André Brandão não passam de 'especulações'


Por Luísa Laval

São Paulo, 21/01/2021 - O conselho de administração do Banco do Brasil realizou uma reunião para se posicionar sobre o noticiário recente sobre a instituição, afirmando que as notícias sobre a suposta demissão do presidente do banco, André Brandão, não passaram de "graves especulações". Na ata da reunião, o colegiado reforça que não recebeu nenhuma comunicação formal a respeito da possível destituição.

"Tampouco houve qualquer espécie de interferência do acionista controlador na execução das medidas de eficiência anunciadas, que seguem sendo executadas exatamente como aprovadas, em atendimento à convocação deste Conselho para fins de conhecimento do estágio de implementação do Plano de Ajustamento de Quadros, do Plano de Demissão Extraordinário e das medidas de revisão e redimensionamento da rede de atendimento do BB", aponta o documento.

Os conselheiros reafirmaram que o BB vem adotando programas de aposentadoria, desligamento e de ajustamento de quadros (PAQ) ao longo dos últimos anos, contando com a adesão de 17.482 funcionários desde 2015. "Todos esses programas foram cuidadosamente elaborados e apresentados da forma mais socialmente responsável quanto possível, concedendo aos integrantes do público-alvo ampla e irrestrita liberdade para conhecer seus mínimos detalhes, realizar análise isenta e, ao final, tomar a decisão que melhor lhes convier", afirmam.

O banco reforçou que o PAQ foi aprovado em caráter permanente pelo conselho em 2019. "Tal programa propõe, de forma inteiramente voluntária, que funcionários com tempo de trabalho suficiente para se aposentarem, o façam, objetivando abrir espaço que permita à instituição realizar concursos voltados para recrutamento de funcionários mais jovens, menos custosos e, principalmente, mais bem preparados para o mundo digital", diz a ata.

Após a queda dos preços das ações, o BB diz que a reação dos agentes de mercado às referidas especulações noticiosas "evidencia o que se espera da administração da companhia: adoção de contínuas medidas em busca de maior eficiência e permanente austeridade".

Na semana passada, o Broadcast apurou que Brandão será mantido no cargo, mas com ajustes no plano anunciado antes, de fechar 112 agências e a saída de 5 mil funcionários.

Contato: luisa.laval@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso