Economia & Mercados
15/01/2021 13:46

Petrobras: pré-qualificadas enviam propostas para construir plataformas P-18 e P-79 em 01/02


Por Fernanda Nunes

Rio, 15/01/2021 - A Petrobras vai receber no dia 1º de fevereiro propostas técnicas e de preços para a construção das plataformas P-78 e P-79, que serão instaladas no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Ao todo, 10 empresas nacionais e estrangeiras participam da licitação. Elas foram pré-qualificadas durante o processo iniciado em julho do ano passado.

Em comunicado, a Petrobras afirma que três critérios serão considerados na decisão de qual fornecedora será contratada: qualidade competitividade e prazo de fornecimento.

Até 2025, a Petrobras vai colocar em produção 13 sistemas para operação no Brasil. "Essa nova geração de plataformas incorpora melhorias e lições aprendidas acumuladas pela Petrobras com a experiência nos últimos 10 anos no pré-sal e em outros projetos offshore", afirmou a empresa, acrescentando que, com as atuais estratégias de contratação e construção, pretende evitar atrasos nas entregas dos sistemas e acelerar o início do desenvolvimento das áreas de produção.

A Petrobras acrescenta ainda que atrasos na implantação dos projetos resultam em perdas de bilhões de reais de arrecadação para os governos federal, estadual e municipal, além da redução do tempo de vida útil e produtiva dos campos do regime de partilha, que têm tempo limitado para produção.

"Na Petrobras, por exemplo, houve atrasos de mais de três anos na entrega de dez plataformas contratadas em 2010, fazendo com que os governos federal, estadual e municipal deixassem de arrecadar R$ 33 bilhões", acrescenta.

Para evitar atrasos, diz estar melhorando sua transparência e fazendo frente aos desafios do pré-sal e da indústria como um todo. Para isso, reviu sua sistemática de contratação nos últimos anos. Por exemplo, passou a publicar no canal fornecedor, ao longo de 2020, documentos de projetos de plataformas, como especificações técnicas e arranjos, termos e condições contratuais.

A companhia afirmou ainda que mantém uma agenda permanente de relacionamento com as diversas associações de fornecedores locais, em fóruns de interação com o mercado.

"A companhia continua sendo uma grande contratante no país, tanto que, em 2020, despendeu R$ 58 bilhões em contratações de bens e serviços, sendo 62% com fornecedores nacionais", disse.

Contato: fernanda.nunes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso