Economia & Mercados
12/07/2022 16:48

Aliança para incentivar carro elétrico terá primeiro modelo da gigante chinesa BYD em SP


Por Juliana Estigarríbia

São Paulo, 12/07/2022 - A "Aliança pela Mobilidade Sustentável", iniciativa liderada pela 99 para promover o mercado de carros elétricos, terá mais uma integrante, a chinesa BYD. A partir desta semana, o modelo da montadora D1 EV, primeiro veículo elétrico feito sob medida para atender os segmentos de transporte por aplicativo, corporativo e de locadoras, começa a circular na cidade de São Paulo, em fase de testes com um motorista da 99.

A Aliança pela Mobilidade Sustentável iniciou as suas atividades em abril deste ano e atualmente é formada por 99, BYD, Caoa Chery, Ipiranga, Movida, Unidas, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric. A iniciativa integra o DriverLAB, centro de inovação focado nos motoristas parceiros da 99, com investimento previsto de R$ 250 milhões nos próximos três anos, sendo R$ 100 milhões somente em 2022.

Segundo a Aliança, o D1 EV foi projetado a partir de uma parceria entre a BYD e a DiDi Chuxing, empresa de mobilidade proprietária da 99. "O desenvolvimento do modelo foi baseado na experiência da companhia e na análise de dados de sua base de usuários. Suas principais vantagens são segurança, eficiência operacional e melhor experiência e conforto para o passageiro, principalmente no quesito espaço interno", diz a 99.

Um diferencial é a porta traseira direita, deslizante e automática, solução criada para facilitar o acesso ao interior do veículo.

"Acreditamos em um círculo virtuoso entre todos os envolvidos na Aliança para permitir que veículos de matriz energética mais limpa sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99 tanto em termos financeiros quanto de infraestrutura. Estamos trabalhando juntos para que o D1 seja uma realidade no Brasil ainda este ano", afirma o diretor de Inovação e do DriverLAB na 99, Thiago Hipólito.

Como um carro médio, o D1 vem com tecnologias de assistência ao condutor com configurações de segurança topo de linha, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem de emergência autônoma, alerta de saída de faixa e aviso de colisão com pedestres. O BYD D1 oferece porte de SUV médio e possui motor elétrico com equivalência de 130 cv de potência.

Contato: juliana.estigarribia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso