Economia & Mercados
23/03/2020 11:07

Bolsonaro diz que, após SP, pode avaliar com Guedes suspensão de dívidas de outros Estados


Por Marlla Sabino

Brasília, 23/03/2020 - O presidente Jair Bolsonaro disse que pode avaliar com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a suspensão temporária das dívidas dos Estados com a União. A declaração foi dada durante entrevista a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada nesta manhã (23). Ontem, o ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acolheu pedido do governo de São Paulo e suspendeu, por seis meses, o pagamento de parcelas de R$ 1,2 bilhão, da dívida do Estado.

A suspensão tem como objetivo preservar verbas dos cofres paulistas para o combate ao coronavírus e foi proposta, ainda no domingo, pela procuradora-geral do Estado, Maria Lia Pinto Porto Corona. O Estado é que registra o maior número de casos e mortes por covid-19.

O presidente ressaltou que, antes de tomar uma decisão sobre o assunto, irá conversar com Guedes sobre o impacto financeiro para os cofres da União. Segundo ele, a extensão poderia custar cerca de R$ 18 bilhões. "Pelo que me consta, não tenho certeza, São Paulo é o Estado que mais deve. Acredito que para atender os outros é uma importância que atendeu São Paulo sozinho".

Eleições
Questionado sobre a proposta do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de adiar as eleições municipais, previstas para outubro de 2020, o presidente afirmou que o pleito está "muito longe" e que acredita que o País terá um novo horizonte sobre a pandemia do novo coronavírus nas próximas semanas.

contato: marlla.sabino@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso