Economia & Mercados
20/07/2018 10:13

Provisão da TIM para devedor duvidoso sobe 56% no 2º trimestre


A TIM reportou R$ 129 milhões em provisões para devedores duvidosos (PDDs) no segundo trimestre de 2018, uma elevação de 56% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. A PDD como fatia da receita bruta permaneceu no patamar de 2% no trimestre.

Segundo a operadora, o crescimento da PDD é natural, considerando a política de migração de clientes de planos pré-pagos, baseados em recargas voluntárias, para planos pós-pagos, com despesas recorrentes para os usuários. A base dos planos Controle aumentou 50% na comparação anual, enquanto a dos demais planos pós-pagos cresceram cerca de 20%.

Já no acumulado do ano, os valores de PDD avançaram 65,8%. Além dos
efeitos da migração de planos, o período apresentou outros, como atraso na emissão e entrega de faturas devido às greves, e o impacto positivo na inadimplência do atacado, decorrente de acordos realizados com outras operadoras.

Os custos de aquisição de clientes, compostos por despesas com comissionamento e publicidade totalizaram R$ 48,5 por adição bruta no segundo trimestre, 12,4% maior na comparação anual, resultado de maiores esforços de vendas e lançamento de campanhas para o novo portfólio.

A TIM encerrou o trimestre com cobertura 4G em 3.138 cidades, ou 92% da população urbana do País, um aumento de 70% na comparação anual. A rede de 4G pela faixa de 700 MHZ chegou a 1.131 cidades, sendo 24 capitais.

A base da TIM Live totalizou 423 mil clientes, crescimento de 21,5%. A companhia expandiu a rede de ultra banda larga fixa por meio da tecnologia FTTH, totalizando sete cidades. Até agosto, a companhia expandirá estar operações em FTTH para cinco novas cidades: Salvador (BA), Suzano (SP), Mauá (SP), São Gonçalo (RJ) e Nilópolis (RJ).

O TIM Casa Internet, que utiliza a tecnologia WTTX para ofertar banda larga residencial através da rede móvel, foi lançado em mais 20 cidades no 2º trimestre, atingindo 87 cidades disponíveis para a venda.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso