Economia & Mercados
15/01/2019 14:38

Desenvolvimentos econômicos recentes têm sido mais fracos do que o esperado, diz presidente do BCE


São Paulo, 15/01/2019 - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou nesta terça-feira que a economia da zona do euro tem se recuperado de forma constante, com 22 trimestres consecutivos de crescimento econômico, mas ressaltou que os desenvolvimentos econômicos recentes na região "foram mais fracos do que o esperado" e que as incertezas, principalmente as relacionadas a fatores globais, "continuam proeminentes e, portanto, não há espaço para complacência".

Em discurso realizado no Parlamento Europeu, Draghi defendeu que o principal motor da recuperação econômica na zona do euro "tem sido a economia doméstica, que é impulsionada pelo fortalecimento da demanda interna e pela melhora dos mercados de trabalho". De acordo com o dirigente, essa força subjacente da economia sustentou a confiança no banco central de que a inflação convergiria para a meta de inflação de maneira sustentada, o que culminou em uma redução gradual das compras mensais de ativos por parte do BCE.

Draghi afirmou, no entanto, que "uma quantidade significativa de estímulos à política monetária ainda é necessária para apoiar o aumento das pressões internas sobre os preços e a evolução da inflação no médio prazo". De acordo com o dirigente, a orientação futura ("forward guidance") da instituição, reforçada pelos reinvestimentos do "estoque considerável de ativos" que o banco central adquiriu, continua a fornecer o grau necessário de acomodação monetária para a convergência sustentada da inflação para a meta de inflação. (Victor Rezende - victor.rezende@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso