Economia & Mercados
16/12/2020 10:42

AAIs: EWZ se mostra surpresa com desligamento de plataforma comunicado pela XP


Por Pedro Hallack

São Paulo, 15/12/2020 - O escritório de agentes autônomos EWZ afirma ter sido pego de surpresa após receber, no fim da tarde de ontem (14), um comunicado da XP Investimentos informando a rescisão unilateral do contrato entre as duas partes. Pela falta de aviso prévio, a corretora vai pagar uma multa prevista no contrato.

Sócio da EWZ, Henrique Rocha Castiglione afirmou em entrevista ao Broadcast que o escritório está em contato com seus advogados para analisar se o desligamento seguiu todos os ritos, mas ressaltou que não tem interesse em promover uma batalha jurídica contra a empresa. "Entendemos que o mercado é assim. A corretora tem a prerrogativa de desligar o escritório, mas a falta de comunicação foi muito ruim para os nossos clientes, que ficaram desassistidos", disse.

De acordo com Castiglione, a maioria dos escritórios desligados da XP sem aviso prévio estão com algum problema de governança ou em negociação com outras casas, o que não era o caso da EWZ. Na opinião do agente, o que mais chamou a atenção no comunicado recebido foi a justificativa de "desalinhamento estratégico" por parte da corretora. "Isso abre margem para interpretações, mas indica que nosso modelo de negócio bate de frente com o deles", afirmou.

Em nota, a XP afirmou que "depois de várias tratativas não havia mais interesse comercial na manutenção da parceria com esse escritório específico". Segundo a companhia, todas as cláusulas contratuais foram seguidas e o escritório é "livre para procurar uma nova corretora". "A XP preza pelo mais alto padrão de qualidade de atendimento para os seus clientes e não medirá esforços para continuar entregando a melhor assessoria do mercado", completa.

Fundada em 2018, a EWZ tinha R$ 630 milhões sob custódia e planos para atingir a marca de R$ 2 bilhões até o fim do ano que vem. Além do escritório de agentes autônomos de investimento (AAIs), que conta com aproximadamente 70 assessores, a marca também tem sob o seu guarda-chuva uma empresa de inteligência patrimonial e uma companhia de educação financeira chamada Guru Investidor. Com sócios abaixo dos 30 anos, a EWZ também aposta em espaços físicos voltados para o investidor mais jovem. Além de abrigarem as aulas do Guru, os escritórios ficam abertos nos fins de semana e têm espaços como bar, churrasqueira e galerias de arte.

Castiglione garante que a EWZ vai continuar no negócio de assessoria e já está em contato com outras casas após a saída da XP. "Não vamos buscar o maior cheque, mas sim o parceiro alinhado ao nosso projeto", disse.

Porta-voz do movimento AIs Livres, Alfredo Sequeira Filho criticou a corretora pelo desligamento do escritório. "A XP ilude os jovens assessores com a história do 'sonho grande' e, de uma hora para outra, sem motivo algum, descredencia os escritórios e passa suas bases de clientes para o B2C ou para os escritórios do G-20 (grupo das 20 maiores assessorias ligadas à XP)".

Contato: pedro.hallack@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso