Economia & Mercados
21/07/2022 15:54

Tereos fecha parceria para entrar no mercado de geração distribuída com biogás


Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 20/07/2022 - A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das maiores produtoras de açúcar do País, fechou uma parceria com a Lemon Energia, que atua no segmento de geração distribuída (GD) de energia elétrica. O acordo permitirá à empresa entrar nesse mercado com o biogás produzido numa nova usina localizada em Olímpia, região noroeste do Estado de São Paulo.


Planta de biogás da Tereos em Olímpia/SP

Com potência instalada de 1 megawatt (MW), o empreendimento, que também produz biometano, poderá atender o equivalente a mil clientes residenciais a partir de setembro. O investimento na usina é da Tereos e não foi divulgado.

Ao Broadcast Energia, o diretor comercial da Tereos Gustavo Segantini afirmou que o acordo "amplia o leque de atuação" da companhia, que tem sete usinas a biomassa nas quais o excedente da energia elétrica, que representa 70% do que é gerado, é vendido no mercado livre.

A empresa também tem contratos de geração no mercado cativo e, ao todo, tem 444 megawatts (MW) de potência instalada, com potencial de exportação de 1.450 gigawatt-hora (GWh) para o sistema elétrico considerando apenas a geração centralizada.

"Você amplia o seu leque de atuação e atende o consumidor final que tem hoje a necessidade de reduzir o seu custo de energia elétrica, mas também faz com que o ele esteja cada vez mais ligado em iniciativas que visam aumentar a geração de energia através de fonte renovável. Comprando no mercado cativo você não sabe de onde vem essa energia", explicou.

Na parceria, a Tereos é responsável pela usina (implantação, operação e manutenção) e a Lemon pela gestão dos créditos junto aos clientes. Toda a energia que será inicialmente gerada pelo empreendimento já está contratada. A parceria entre as duas empresas é de longo prazo, 10 anos, mas segundo o diretor-presidente da Lemon, Rafael Vignoli, a ideia é que seja mantida conforme o funcionamento da usina.

Vignoli estima que os clientes que assinaram com a empresa para comprar a energia gerada por biogás da Tereos devem ter economia da ordem de 10% a 15% ao mês. É a primeira vez que a companhia atua em geração distribuída por meio de energia vinda do biogás.

"Desde que a fundamos a Lemon, a gente tinha essa visão de trazer diferentes soluções, incluindo biogás, para os clientes, mas dependendo da praça a gente tinha um cuidado muito grande de com quem fazer porque solar do ponto de vista de operação é mais óbvia", disse.

Localização estratégica e expansão

O foco em energia da Tereos é exclusivo no Brasil. Na Europa, a geração feita pela companhia visa apenas atender o consumo próprio. No País, onde a empresa faturou R$ 4,5 bilhões na safra 2021/22, a ideia é continuar atuando também no setor elétrico.

Apesar de todas as plantas da Tereos estarem concentradas na região de São José do Rio Preto, a localização da usina de biogás foi pensada para aproveitar a vinhaça, que por meio de sua combustão gera o insumo, de modo a facilitar eventuais expansões no ramo de geração distribuída.

"Hoje essa é a nossa planta que tem a maior produção de vinhaça, e com isso ela seria mais eficiente como piloto, e também a que está mais bem localizada para possivelmente receber vinhaça das outras plantas caso a gente queira expandir essa usina utilizando o mesmo sistema, a gente ganha eficiência", disse.

Com isso, ele afirma que a iniciativa tem potencial de crescimento exponencial. "O nosso plano de expansão após esse primeiro teste tende a ser grande e passar a ser uma parte significativa da nossa produção de energia", concluiu.

contato: ludmylla.rocha@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Energia, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso