Economia & Mercados
22/03/2022 08:20

Exclusivo/Abraceel: Abertura de mercado reduz custo da energia e ajuda a desacelerar inflação


Por Marlla Sabino

Brasília, 22/03/2022 - A possibilidade de todos os consumidores escolherem o próprio fornecedor de energia elétrica, discutida no Congresso Nacional, pode gerar uma redução na conta de luz, de acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Segundo estudo realizado pela entidade, obtido com exclusividade pelo Brodcast Energia, aqueles que optarem por migrar para o mercado livre de energia terão uma redução de, em média, 15% em suas faturas mensais, o que contribuiria para a desaceleração da inflação.

Hoje, apenas os grandes consumidores de eletricidade, como as indústrias, têm o direito de comprar energia no mercado livre, onde o cliente pode negociar preços, quantidade e até a fonte de energia diretamente com as geradoras ou comercializadoras. Já os consumidores residenciais recebem a energia por meio de uma distribuidora, que tem tarifas reguladas e reajustadas anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Este texto foi publicado originalmente nesta segunda-feira, 21, no Broadcast Energia, serviço de informações voltado para o mercado de energia elétrica.
Para saber mais sobre o Broadcast Energia, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso