Política
15/06/2018 17:50

Com Copa e eleição, oposição tenta dar sobrevida a debate sobre 3ª denúncia contra Temer


São Paulo, 15/06/2018 - Ciente de que a Copa do Mundo e o início da corrida eleitoral tendem desviar as atenções do Palácio do Planalto, a oposição tenta dar sobrevida ao debate sobre uma possível terceira denúncia contra o presidente Michel Temer. A ordem é manter o assunto vivo, na esperança de que a Procuradoria-Geral da República dê seguimento ao inquérito envolvendo a edição do Decreto dos Portos.

"Se o Temer acha que a Copa do Mundo vai ser suficiente para abafar as denúncias contra ele, se depender de mim, vai ter 'Fora Temer' em cada jogo da seleção brasileira", afirmou ao Broadcast Político o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que assume a liderança do bloco de oposição na Casa.

Em uma projeção otimista, ele afirma que a nova denúncia - que envolve o suposto favorecimento à empresa Rodrimar na edição do decreto - poderia se tornar realidade ainda no mês de julho. Mesmo diante do ceticismo em relação à capacidade de fazer passar o texto, ele avalia que o clima é mais favorável do que em momentos anteriores.

A Câmara derrubou duas denúncias contra o presidente em 2017. A primeira, por corrupção passiva, suspensa em agosto do ano passado. A segunda, por obstrução de Justiça e organização criminosa, foi barrada em outubro.

Entre os petistas, entretanto, o tom em relação às chances de sucesso de uma terceira denúncia é mais ameno. O líder Paulo Pimenta (PT-RS) reconhece que o momento é de maior desarticulação na base, um cenário que se acirrou significativamente com a greve dos caminhoneiros e a aproximação da corrida eleitoral. Ainda assim, ele afirma não ter "ilusões" quanto ao desfecho do processo.

"Claro que há uma expectativa sobre qual será o entendimento da Procuradoria. Ainda assim, este Congresso que está aí é o mesmo que tirou a presidente Dilma Rousseff para colocar o Temer. Eliseu Padilha, Moreira Franco e Michel Temer, junto com esses líderes que aí estão, são tudo a mesma coisa." (Clarissa Oliveira, especial para a AE - clarissa.oliveira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso