Política
27/07/2019 16:02

Abraji critica fala de Bolsonaro s/ Greenwald e diz que presidente agride liberdade de expressão


São Paulo, 27/07/2019 - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo criticou em seus canais nas redes sociais a declaração feita mais cedo pelo presidente Jair Bolsonaro, que durante uma visita ao Rio de Janeiro levantou a possibilidade de uma prisão do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

"Ao ameaçar de prisão um jornalista que publica informações que o desagradam, o presidente Bolsonaro promove e instiga graves agressões à liberdade de expressão. Sem jornalismo livre, as outras liberdades também morrerão. Chega de perseguição", escreveu a Abraji na postagem, acompanhada da hashtag #defendaojornalismo.

Na entrevista coletiva que concedeu hoje, Bolsonaro discorria sobre a portaria editada pelo Ministério da Justiça sobre deportações e negou que a medida tivesse o intuito de atingir o jornalista norte-americano. O presidente, então, abordou o fato de Greenwald ser casado com um brasileiro e ter filhos adotados no País, alegando que "malandro, para evitar um problema desses (deportação), casa com outro malandro ou não casa, adota uma criança" ou adota uma crianças. Por fim, Bolsonaro emendou: "Ele não vai embora. O Green (Greenwald) pode ficar tranquilo. Talvez pegue uma ‘cana’ aqui no Brasil, não vai pegar lá fora não". (Equipe AE)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso