Política
31/12/2021 14:25

Anvisa interrompe atividades do cruzeiro Costa Diadema após surto de covid-19


Por Iander Porcella

Brasília, 31/12/2021 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta sexta-feira, 31, que interrompeu ontem as atividades do cruzeiro Costa Diadema, após identificar 68 casos de covid-19 entre passageiros e tripulantes. A embarcação está atracada no Porto de Salvador (BA). De acordo com investigação epidemiológica conduzida pela agência e por técnicos das secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do município de Salvador, há transmissão comunitária da doença a bordo.

A previsão inicial era que a operação do cruzeiro fosse concluída no dia 3 de janeiro. Com a decisão da Anvisa, a embarcação deverá seguir até o Porto de Santos, com interrupção de todas as atividades não essenciais. "Até que o desembarque completo dos viajantes ocorra no destino final em Santos, todos os embarcados devem reforçar a atenção quanto aos protocolos de redução do risco de transmissão do Sars-CoV-2", informa o comunicado da Anvisa. Estão no navio 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros.

Segundo a nota, a agência solicitou permissão às autoridades locais de saúde para realizar o desembarque em Salvador das pessoas que testaram positivo para o coronavírus. Os passageiros que contraíram a doença deverão ficar em isolamento em hotéis que serão disponibilizados pela operadora do cruzeiro. Quem está na embarcação e mora na capital baiana também será autorizado a desembarcar na cidade.

"De acordo com os relatórios da embarcação, dentre os passageiros que testaram positivo para Covid-19 a grande maioria é assintomática, com apenas algumas pessoas com sintomas leves", informou a Anvisa.

O resto dos passageiros irá desembarcar no destino final. “Destaca-se que todos os passageiros devem ser testados para o desembarque em Santos, dentre outras medidas sanitárias determinadas aos responsáveis pela embarcação para que pudesse ocorrer o deslocamento”, afirmou a agência.

A Anvisa também informou que não vai autorizar novas operações do Costa Diadema até que haja uma avaliação melhor do cenário epidemiológico. Enquanto isso, a embarcação ficará impedida de sair do Porto de Santos.

MSC Splendida
O navio MSC Splendida também está atracado no Porto de Santos, após relatos de casos de covid-19 a bordo da embarcação. De acordo com a Anvisa, a investigação epidemiológica nesse cruzeiro ainda está em curso. Enquanto isso, ninguém pode embarcar ou desembarcar. São cerca de 4 mil pessoas a bordo.

"A Anvisa continua a realizar a supervisão sanitária das embarcações Costa Diadema e MSC Splendida e está adotando todas as medidas de controle necessárias, com intensificação das ações de investigação epidemiológica e sanitária para controlar a transmissão do Sars-CoV-2 a bordo das embarcações e a disseminação da doença", diz o comunicado.

Contato: iander.porcella@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso