Política
15/01/2021 18:08

Bolsonaro volta a dizer que é proibido pelo STF de fazer qualquer ação ante pandemia em Estados


Por Emilly Behnke

Brasília, 15/01/2021 - O presidente Jair Bolsonaro voltou a culpar o Supremo Tribunal Federal (STF) pela ausência de atuação direta do governo federal no combate à pandemia da covid-19 em Estados e municípios. Desde o ano passado, o chefe do Executivo tem justificado que decisão da Corte o impede de atuar de forma mais próxima no enfrentamento da crise sanitária.

Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena nesta tarde, o chefe do Executivo reagiu à fala do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que o chamou de "facínora" por conta da atuação do governo federal durante a pandemia. Em resposta às críticas de Doria, Bolsonaro lembrou a decisão do STF sobre a autonomia dos Estados e municípios.

“Qual moral tem o João Doria e o (Rodrigo) Maia em falar em impeachment ou me acusar disso tudo que está acontecendo se fui impedido pelo Supremo Tribunal Federal de fazer qualquer ação de combate ao coronavírus em Estados e municípios?”, questionou.

Em abril, o STF decidiu que Estados e municípios tinham autonomia para executar as medidas necessárias para conter o avanço do novo coronavírus. A decisão da Corte, contudo, não retirou da União a responsabilidade pelas ações de combate à pandemia. “Eu tinha que estar na praia uma hora dessa. Pelo Supremo Tribunal Federal eu tinha que estar na praia agora, tomando uma cerveja”, acrescentou.

Bolsonaro afirmou que Doria "tivesse o mínimo de vergonha na cara" teria coragem de falar sobre a decisão do Supremo. O chefe do Executivo disse ainda que "desobedeceu" a definição da Corte ao garantir ajuda federal à Manaus (AM), que vive sobrecarga do sistema de saúde com a falta de oxigênio.

"Eu agora, sim, mereço um processo de impeachment, porque eu estou ajudando o Estado do Amazonas, e eu estou proibido de agir nas causas voltadas para o covid pelo Supremo Tribunal Federal. Eu agora estou passível de crime, sim, por estar ajudando o Estado do Amazonas", disse.

Contato: emilly.behnke@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso