Política
25/03/2021 12:59

Mourão: não vejo condições de lockdown nacional; em país desigual é impossível implementação


Por Pedro Caramuru e Emilly Behnke

São Paulo e Brasília, 25/03/2021 - O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou hoje (25) não ver condições para um lockdown nacional. Segundo Mourão, a medida, discutida várias vezes, seria "impossível" de ser implementada em um País desigual como o Brasil. "Vai ficar só no papel. Julgo que medidas restritivas têm que ficar a cargo de governadores e prefeitos, que cada um sabe como está a situação na sua área. E o governo federal tem de dar o apoio necessário, não no caso dessas medidas, mas em termos de recursos financeiros", completou ao chegar no Palácio do Planalto.

Segundo Mourão, o número de mortes pela covid-19 no País "ultrapassou o limite do bom senso" e o governo trabalha, neste momento, para reduzir o número de casos. "Tem um novo ministro da Saúde, que assumiu o comando ontem, e agora vamos enfrentar o que está aí e tentar de todas as formas diminuir a quantidade de gente contaminada e, obviamente, o número de óbitos, que já ultrapassou o limite do bom senso", disse.

Após reunião ontem entre os chefes dos Executivo, Legislativo e Judiciário federal, ficou acertada a criação de um comitê para coordenar as ações de enfrentamento aos efeitos da pandemia. Depois do encontro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) sugeriu que as reformas econômicas sejam colocadas em compasso de espera para que a Casa dê resposta ao "mundo real". Sobre as declarações de Lira sobre "remédio amargo" do Parlamento a erros cometidos, o vice-presidente disse não ser "intérprete das palavras dos outros".

Contato: pedro.caramuru@estadao.com e emilly.behnke@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso