Política
21/06/2022 14:21

O que diz o líder: Para Manente, CPI da Petrobras neste momento seria solução 'eleitoreira'


Por Izael Pereira

Brasília, 21/06/2022- O líder do Cidadania na Câmara, Alex Manente (SP), afirmou que há medidas mais efetivas para resolver a alta dos preços dos combustíveis do que abrir uma CPI para investigar a Petrobras. “Este não é o momento para uma CPI da Petrobras. Seria apenas eleitoreira. Há medidas pontuais que são mais efetivas”, disse em reunião com líderes da Câmara nesta terça-feira,21.

Para o parlamentar, o Congresso precisa tirar do papel formas de aliviar o bolso do consumidor. “Não é possível ter uma empresa monopolista, com trabalho público e privado, em que o lucro não seja compartilhado com a sociedade”, critica. Manente avalia que é preciso, pensar a médio e longo prazo, “a previsibilidade, a governança, a valorização ambiental e social" da petroleira.

Em reunião na manhã desta terça-feira com outras lideranças e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para buscar solução para baixar o preço dos combustíveis, Manente afirmou ser a favor de revisões na Petrobras, como por exemplo, da política de preços e da abertura do monopólio que a companhia detém. “No entanto, acredito que essas discussões precisam ocorrer a médio e longo prazo. Mudanças precisam de organização, discussão e prazo.”

Diante dos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis, os políticos fazem uma ofensiva contra a Petrobras. Como mostrou o Broadcast Político, nesta terça-feira os líderes partidários discutem com técnicos do governo possíveis mudanças na Lei das Estatais, na política de preços, que atualmente tem paridade internacional, e na composição do Conselho Administrativo da empresa. Além disso, os parlamentares e o Palácio do Planalto devem debater o direito de preferência da Petrobras em licitações.

No radar também está a abertura de uma CPI, encabeçada pelo governo e com apoio da oposição, para apurar “supostas irregularidades no processo de definição dos preços de combustíveis” pela estatal.

Contato: izael.silva@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso