Política
29/09/2022 12:16

Eleições 2022: PT muda roteiro e Lula terá caminhadas em Salvador, Fortaleza e SP na reta final


Por Eduardo Gayer

São Paulo, 29/09/2022 - Em uma reviravolta de planos, o Partido dos Trabalhadores (PT) alterou a maratona de seu candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva na reta final que antecede o primeiro turno, marcado para o próximo domingo. Se, antes, a ideia era focar no Sudeste, considerado um fiel da balança nessas eleições, a campanha atendeu a demandas de aliados no Nordeste e encaixou para amanhã, sexta-feira, caminhadas em Salvador e Fortaleza. No sábado, véspera da ida às urnas, Lula estará em São Paulo para a última caminhada antes de votar em si para presidente pela sexta vez na vida.

Acompanhado da esposa, a socióloga Janja e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Lula está no Rio de Janeiro em preparação para o debate da Rede Globo nesta noite. Amanhã, logo cedo, às 7h30, promove coletiva de imprensa ao lado de seus candidatos a governador e senador no Estado, Marcelo Freixo (PSB) e André Ceciliano (PT). O desejo original de Freixo era por uma caminhada, já que os comícios estão vetados a partir de amanhã pela lei eleitoral, mas Lula - que na semana passada trocou evento com seu candidato a governador por um ato com Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio e desafeto político de Freixo - resolveu priorizar o Nordeste.

Após a coletiva no Rio, Lula embarca para Salvador para caminhada com seus candidatos a governador e senador na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e Otto Alencar (PSD). Em ampla vantagem em solo baiano, o ex-presidente quer embalar a candidatura de Rodrigues, levá-lo ao segundo turno contra ACM Neto (União Brasil) e tentar manter o Estado como bastião petista. A caminhada na capital da Bahia está marcada para as 11 horas.

Em seguida, Lula, que alugou um jatinho para seus deslocamentos de campanha, segue para Fortaleza, onde o PT organiza caminhada às 16 horas. A estratégia no Ceará é semelhante à baiana, mas tem “gostinho nacional”: no reduto político de Ciro Gomes (PDT), seu rival na disputa pelo Palácio do Planalto, o petista mira alavancar Elmano de Freitas (PT) na corrida pelo governo local e tirar do páreo Roberto Cláudio (PDT), afilhado político do adversário. No Ceará, o candidato de Lula ao Senado é o ex-governador Camilo Santana (PT).

O PT ainda não decidiu se Lula dorme em Fortaleza ou retorna para São Paulo. Seja como for, no sábado, o ex-presidente participa de caminhada na capital paulista. No domingo, vota em São Bernardo do Campo e, depois, acompanhará a apuração dos votos com aliados em um hotel a ser decidido.

Contato: eduardo.gayer@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso