Política
05/04/2022 09:23

Exclusivo: Bolsonaro divide poder de agências reguladoras com aliados em ano eleitoral


Por Lorenna Rodrigues, Daniel Weterman, Marlla Sabino, Guilherme Pimenta e Amanda Pupo

Brasília, 04/04/2022 - O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado 21 indicações para agências reguladoras nesta segunda-feira para destravar um pacote de nomeações que estava parado na Casa. As escolhas de apadrinhados políticos beneficiam integrantes do Centrão e outros aliados do governo no Senado, além de membros do Judiciário.

Com isso, o Planalto tenta dividir o poder das agências com parlamentares, em um movimento para ampliar apoio político em ano de eleições. Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro enfrenta um vácuo na articulação política no Senado, onde está sem líder de governo desde dezembro do ano passado.

O presidente chegou a retirar nomes que já haviam sido enviados para o Legislativo para “acomodar” as diferentes exigências de apoiadores. Como mostrou o Estadão/Broadcast, já existiam antes 46 indicações paradas no Senado em meio às disputas em torno das vagas.

As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso