Política
25/04/2022 08:36

Eleições 2022: Pesquisa BTG/FSB aponta Lula (PT) com 41%, Bolsonaro (PL) 32% e Ciro (PDT) 9%


Por Elizabeth Lopes

São Paulo, 25/04/2022 - A segunda pesquisa do Instituto FSB feita para o BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira, 25, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida para a Presidência da República no primeiro turno, com 41% das intenções de voto, seguido do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que pontua com 32%.

Por este levantamento, Lula oscilou negativamente dois pontos porcentuais em relação à pesquisa BTG/FSB divulgada no dia 21 de março, quando ele pontuou 43%. Já o atual presidente subiu de 29%, registrados em março, para os atuais 32%. A margem de erro da mostra é de dois pontos porcentuais. Na pesquisa espontânea, Lula tem 36% e Bolsonaro 30%.

O candidato do PDT, Ciro Gomes aparece na pesquisa divulgada hoje com 9%, o mesmo índice da mostra divulgada em março. O tucano João Doria aparece com 3%, na anterior registrou 2%, o candidato do Avante, André Janones também registra, na anterior pontuou 2% e Simone Tebet (MDB) tem 1%, o mesmo porcentual da mostra de março. Os eleitores que disseram que não votariam em nenhum candidato somam 6%, outros 2% declararam votar em branco ou nulo e 1% não souberam ou não responderam. O ex-juiz Sérgio Moro, que hoje está no União Brasil e abriu mão de sua pré-candidatura não aparece na atual pesquisa, e o tucano Eduardo Leite aparece apenas em cenários específicos.

Segundo turno

Nas projeções de segundo turno, a pesquisa BTG/FSB mostra que Lula lidera a corrida ao Palácio do Planalto. Contra Bolsonaro, o petista tem 52% e o atual mandatário 37%, na mostra de março Lula registrou 54% e Bolsonaro 35%. No quesito rejeição, Doria lidera com 63%, seguido de Bolsonaro com 57%, Ciro com 49% e Lula com 45%

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de abril com dois mil eleitores de todo o País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o registro na Justiça Eleitoral é BR-04676/2022.

(Elizabeth Lopes - elizabeth.lopes@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso