Política
12/02/2019 11:20

Itália passa a apoiar novas eleições na Venezuela, mas não reconhece Guaidó como presidente


Roma, 12/02/2019 - O governo da Itália passou a clamar por novas eleições na Venezuela em breve, mas não se juntou a aliados na União Europeia no reconhecimento do deputado oposicionista Juan Guaidó como presidente interino.

Falando a parlamentares nesta terça-feira, o ministro de Relações Exteriores italiano, Enzo Moavero Milanesi, disse que Roma quer "novas eleições presidenciais tão logo quanto possível" no país sul-americano. Moavero afirmou que o pleito de 2018 foi "invalidado em sua correção, justeza e legalidade", deixando Nicolás Maduro sem "legitimidade democrática" como presidente.

O chanceler reiterou a necessidade por eleições "livres, transparentes e com credibilidade".

Os aliados italianos na Europa têm pressionado o governo a reconhecer Guaidó como o presidente interino da Venezuela até que eleições possam ser realizadas. Uma delegação representando Guaidó abordou autoridades do governo da Itália e do Vaticano esta semana em Roma.

Um dos partidos que compõem a coalizão de governo na Itália, o Movimento 5 Estrelas tem sido fortemente simpático a Maduro e ao seu antecessor, Hugo Chávez. Fonte: Associated Press.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso